Cardápios vegetarianos: qual a importância?
Você já parou para pensar em como a montagem do cardápio do seu estabelecimento alimentício está diretamente relacionada à experiência do cliente? Exatamente por esse motivo, que a elaboração do mesmo deve ser feita com muita cautela e focada no público que frequenta seu estabelecimento. Por isso, é muito importante estar alinhado com as mudanças sociais de hábitos alimentares, para que você continue atendendo uma grande variedade de pessoas.
Você pode não enxergar isso, mas o mundo tá sim mudando e cada vez mais pessoas estão evitando comer carne, principalmente por entenderem o impacto da alimentação no meio ambiente.
ENTENDENDO OS VEGETARIANOS
Conceitualmente, segundo a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), os vegetarianos são aqueles que excluem alimentos de origem animal do cardápio, já os veganos são aqueles que evitam toda e qualquer forma de exploração e crueldade contra os animais.
Contudo existem variações desse público: como os ovolactovegetarianos que incluem leite, laticínios e ovos na alimentação; os lactovegetarianos, que consomem leite e laticínios; os ovovegetarianos que incluem somente ovos na alimentação; o vegetariano estrito que não utiliza nenhum alimento de origem animal. O que todas essas pessoas têm em comum é que se preocupam com uma alimentação mais saudável, ética e ecológica.
MAS E SE ESSE MOVIMENTO FOR APENAS UM MODISMO?
Segundo uma pesquisa feita pela PUCRS, para os jovens o vegetarianismo não é modismo e sim uma identificação com princípios. Além disso, quanto mais informação, mais as pessoas se conscientizam sobre o assunto e quanto mais opção no mercado, mais as pessoas vão consumir.
Você pode achar que tudo isso é um modismo e que não vale a pena acrescentar opções vegetarianas no seu cardápio, contudo o que os dados mostram é bem diferente.
Em 2018, foi dado que 14% da população brasileira se declara vegetariana de acordo com levantamentos do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Essa porcentagem representou um aumento de 75% desde 2012, fazendo chegar a aproximadamente 30 milhões de pessoas que passaram a aderir uma alimentação sem
carne no país.
COMO FAZER COM QUE ESSE PÚBLICO VÁ AO MEU ESTABELECIMENTO
Agora que você já entende um pouco mais sobre essa parcela da população, é importante incluir opções para essas pessoas no dia a dia do seu negócio. Para isso, é importante adicionar pelo menos duas ou três opções de pratos vegetarianos no seu cardápio.
Além disso, vai depender da sua condições de elaboração dos pratos para decidir qual parcela desse público que não come carne você irá atender, pois quanto mais opções de pratos sem ovos, leite e laticínios, mais pessoas você vai atender. Contudo, se você não tem essa disponibilidade, fazer pratos apenas sem carne (bovina, peixe, frango, etc.) já vai colaborar bastante.
É importante ressaltar que pratos vegetarianos não se resumem a saladas, como vemos por aí em muitos restaurantes. Invista em substituir a carne por opções à base de plantas, como lentilha, grão de bico, cogumelos, feijões de diferentes tipos, entre outros. Além disso, é importante incluir variados tipos de cereais, tubérculos, legumes e verduras.
VANTAGENS
Com essas atitudes ao invés de restringir seu público, você estará ampliando e melhorando a experiência das pessoas que frequentam seu estabelecimento. Além disso, ao produzir cardápios sem carne você acaba reduzindo o custo do seu negócio.
Sendo assim, foi possível concluir que há uma importância e demanda muito grande para a inclusão de opções vegetarianas no seu cardápio. Como visto ao longo do texto, essa atitude colabora bastante para a expansão do seu negócio em diferentes aspectos. Assim, além de melhorar a experiência do seu cliente, você irá atrair novos clientes, aumentar a variedade de opções no seu cardápio e reduzir seu custo de produção.
Para atuar no ramo alimentício é extremamente necessário estar atualizado com as novas tendências alimentares, para que assim seu negócio continue faturando e crescendo cada vez mais. A Nutri Jr. USP oferece o serviço de construção ou revisão de cardápios, dessa forma podemos te ajudar de modo mais individual e assertivo. Caso tenha interesse, pode entrar em contato conosco!
Autora: Eduarda Pasquarelli – Diretora de Projetos
Recent Posts
Tags
