Inclusão de vegetarianos em restaurantes
Não é novidade que o público vegetariano aumenta cada vez mais, seja por questões éticas, ambientais ou de saúde. Mas você sabe como incluir os vegetarianos no seu restaurante ou lanchonete, atendendo às necessidades nutricionais deles? Sabe como isso pode ajudar a expandir seu público e aumentar sua renda? Vamos explicar tudo no texto!
Quais são os tipos de vegetarianismo?
O público vegetariano pode ser classificado em cinco subgrupos, detalhados a seguir:
- Ovolactovegetarianos: não consomem nenhum tipo de carne, mas não restringem ovos, leite e derivados. Além disso, não necessariamente há restrição quanto ao uso de produtos testados em animais, por exemplo.
- Ovovegetarianos: não consomem nenhum tipo de carne, mas não restringem ovos. Contudo, diferentemente dos ovolactovegetarianos, os ovovegetarianos não consomem leite e seus derivados. Também não necessariamente restringem o uso de produtos que envolvem exploração animal.
- Lactovegetarianos: ao contrário dos ovovegetarianos, os lactovegetarianos não consomem ovos, mas leite e derivados sim. Ademais, também não ingerem nenhum tipo de carne, mas não necessariamente restringem o uso de itens testados em animais.
- Vegetarianos estritos: não consomem nenhum produto de origem animal, desde carnes até ovos e laticínios. Contudo, também não há uma restrição em relação ao uso de produtos cosméticos, por exemplo, que sejam testados em animais ou utilizem ingredientes de origem animal.
- Veganos: não consomem nenhum produto de origem animal e apenas usam produtos cruelty-free, ou seja, aqueles que não envolvem nenhum tipo de exploração animal.
Como incluir vegetarianos em espaços de alimentação coletiva?
Muitos restaurantes e lanchonetes não possuem opções vegetarianas, o que dificulta a integração do público vegetariano nestes espaços. Paralelamente, em muitos casos, existem opções que atendam alguns dos subgrupos mencionados, mas os que possuem uma dieta mais restrita, como os vegetarianos estritos e veganos, são excluídos. Além disso, outro problema muito frequente é o desequilíbrio nutricional em alguns pratos destinados aos vegetarianos. Nesses casos, as opções disponíveis costumam ser ricas em carboidratos e pobres em proteínas.
A base da alimentação dos vegetarianos deve ser a combinação de leguminosas e cereais, que, juntos, fornecem todos os aminoácidos essenciais. Por isso, o prato vegetariano equilibrado deve ser composto por 25% de leguminosas, como feijão, lentilha ou grão de bico, 25% de cereais, como arroz, milho ou quinoa, e 50% de legumes e folhas combinados.
Por fim, existem algumas estratégias utilizadas para aumentar a absorção de minerais, com o objetivo de diminuir o risco de deficiências nutricionais comuns. Um exemplo conhecido é o do remolho de leguminosas, empregado com a intenção de reduzir o teor de fitatos, fatores antinutricionais que dificultam a absorção de certos minerais.
Quero atender o público vegetariano também, e agora?
Atender os vegetarianos é muito interessante, não apenas por inclusão e colaboração com questões ambientais e éticas, mas também para ajudar a expandir o público do seu restaurante, e, consequentemente, aumentar o lucro. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2018, apontou que houve um crescimento de 75% no número de vegetarianos, em relação à mesma pesquisa realizada em 2012. Assim, considerando que a tendência é que este número aumente cada vez mais, fornecer opções equilibradas para os vegetarianos gera um potencial de crescimento muito significativo para o seu negócio.
Dito isso, é importante considerar uma revisão do cardápio do seu restaurante, pensando na inclusão de pratos vegetarianos equilibrados, em estratégias que viabilizem a absorção adequada de micronutrientes, no sabor e na estética do prato. É importante ressaltar que realizar essa reformulação por conta própria pode ser possível, mas é difícil e arriscado.
Nosso serviço
A Nutri Jr. USP fornece o serviço de elaboração de cardápios para restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos. Contamos com o auxílio de profissionais capacitados e executamos os serviços por um valor mais baixo, comparado aos preços de mercado. Nós realizamos uma análise e reformulação completa do cardápio.
Quer saber mais sobre a importância da elaboração de cardápios para o seu negócio? Acesse: http://nutrijr.com.br/cardapio-qual-e-a-importancia-dele-para-o-seu-negocio-e-como-pode-te-auxiliar-nas-vendas/
Para saber mais sobre nosso serviço de elaboração de cardápios, acesse: http://nutrijr.com.br/cardapios/
Se interessou ou ficou com dúvidas? Entre em contato por algum dos meios:
E-mail: nutrijr.empresa@gmail.com
Instagram: @nutrijrusp
Whatsapp/telefone: (49) 99979-0078
Referência
Autora: Gabriela Louro Massaretto – Assessora de Marketing
Recent Posts
Marketing x Branding para nutricionistas
Build in public e o Marketing Digital
Tags
