Tabela Nutricional e Intolerância à Lactose
O que é a Intolerância à Lactose?
A intolerância à lactose é uma característica daquelas pessoas que não conseguem digerir a lactose, carboidrato presente no leite. Isso ocorre porque esses indivíduos possuem baixa quantidade ou ausência da enzima lactase no intestino.
Tal enzima digere a lactose e a transforma em um carboidrato mais simples que, posteriormente, seria absorvido no intestino. Como essa digestão não ocorre nos intolerantes, a lactose se acumula e, em seguida, será fermentada por bactérias do cólon. A partir dessa fermentação é que irá ocorrer a manifestação dos sintomas.
Os sintomas aparecem através da ingestão de alimentos que contenham lactose. Em geral, os efeitos são desconfortos gastrointestinais como:
- dor abdominal;
- distensão;
- acidificação do intestino;
- gases;
- diarreias.
O nível da intolerância varia de pessoa para pessoa. Sendo assim, o tratamento é completamente individual.
A Lactose nos Alimentos:
Majoritariamente, a lactose está presente no leite e seus derivados. Entretanto, existe uma variada gama de alimentos que a possuem em sua composição, mesmo não sendo evidente. Qualquer processo de produção de alimento pode conter lactose como parte de seus ingredientes, seja ele feito de forma caseira ou industrial. Por isso, é tão importante que fique explícito no rótulo a presença ou ausência desse carboidrato.
É assegurado por lei que ocorra a declaração da presença de lactose nos rótulos de alimento. De acordo com a RDC 136/2017, essa informação deve ser colocada obrigatoriamente no rótulo, independentemente do tipo de alimento. Pela regra, temos a seguinte orientação:
- Abaixo de 100mg/100g ou ml: Zero Lactose/Não Contém Lactose.
- De 100mg até 1g/100g ou ml: Baixo Teor de Lactose.
- Igual ou acima de 100mg/100g ou ml: Contém Lactose.
Além disso, também é assegurado por lei que alimentos desencadeadores de alergias alimentares sejam obrigatoriamente identificados nos rótulos. O leite é um exemplo causador de reação alérgica. Apesar de alergia e intolerância serem situações clínicas diferentes, o reconhecimento do leite em determinado alimento ajuda o indivíduo a identificar aquilo que se relaciona, também, com sua intolerância. (Veja aqui a diferença entre intolerância alimentar e alergia)
Qual a importância da Tabela Nutricional na Intolerância à Lactose?
A tabela nutricional é uma grande aliada daqueles que possuem alguma restrição alimentar, como é o caso dos intolerantes à lactose. Através da rotulagem, é possível dar autonomia e liberdade de escolha ao indivíduo. Assim, a pessoa estará consciente e informada daquilo que estará consumindo, já que quantidades mínimas de lactose podem ser desencadeadoras dos desconfortos gastrointestinais.
Como já mencionado, alguns alimentos não possuem leite em sua formulação, mas podem conter traços de lactose devido a forma como foram produzidos. Sendo assim, a identificação da lactose será possível através da tabela nutricional, que assegura uma veracidade dos ingredientes ali contidos.
Desse modo, a realização da rotulagem que atenda todos os critérios estabelecidos por lei é um ótimo recurso de informação que garante aos consumidores uma maior segurança na alimentação.
Nossos serviços:
Aqui na Nutri Jr. USP nós temos uma equipe capacitada para a realização da Tabela Nutricional conforme todas as diretrizes.
Você quer expandir seu negócio, melhorar seus produtos e ainda conquistar clientes que possuam intolerância à lactose? Nós podemos te ajudar a alcançar maior público, ampliar seu mercado e ainda garantir maior segurança na hora da venda!
Para saber mais sobre nosso serviço de elaboração de Tabelas Nutricionais, acesse: Rotulagem Nutricional
No mesmo viés que a Tabela Nutricional, a realização de cardápios que incluam pessoas com intolerância à lactose é de grande importância. Para saber mais acesse: Cardápios
Quer mais informações? Entre em contato conosco! Clique aqui
Referências:
ANVISA. Governo Federal do Brasil, 2021. Rotulagem de lactose em alimentos. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2017/rotulagem-de-lactose-em-alimentos-tem-regra-publicada>. Acesso em: 30/08/2021.
BATISTA, Raíssa Aparecida Borges et al. Lactose em alimentos industrializados: avaliação da disponibilidade da informação de quantidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 4119-4128, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/4Qh3Rd46QRJky4nnvqWHrPk/?lang=pt>. Acesso: 30/08/2021.
NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7. Artmed Editora, 2018. Acesso em: 30/08/2021.
Autora:
Gabriella Telles – Trainee de Marketing
Recent Posts
Sobre as Tabelas Nutricionais profissionais
Como criar uma marca para o seu negócio alimentício
Tags
