STORYTELLING: Como a arte de contar histórias pode te levar ao sucesso?
Em véspera de natal você com certeza se lembra dos famosos comerciais produzidos pela Coca-cola, que remetem o clima natalino e harmonioso entre as famílias. Existem também muitas outras propagandas de bebidas, alimentos, cosméticos, roupas e brinquedos que marcaram época ficando gravadas em nossas memórias.
Acontece que para um comercial conquistar o imaginário do público e se tornar memorável não basta somente anunciar um produto exclusivo. É preciso se conectar e entreter as pessoas. Em tempos onde a “moeda de troca” mais cara é a atenção, mais importante do que a história em si, é como ela será contada, o seu storytelling.

O QUE É?
De maneira simples, o storytelling é a arte de contar histórias e, a partir delas, criar conexões com o emocional do público em questão. É uma das mais poderosas ferramentas utilizadas no marketing, capaz de destacar, conectar, fortalecer laços e transformar a percepção do cliente. Sendo assim, é baseado na criação de narrativas envolventes, no exercício que nos desenvolveu enquanto humanidade, desde os primórdios quando se contavam histórias ao redor de fogueiras.
IMPORTÂNCIA
Saber vender uma boa história é a sacada que levou muitos influencers digitais a uma posição de prestígio. Com o Storytelling é possível evocar emoções, transmitir valores e acessar o íntimo dos seus clientes. Te permite transformar dados e dietas em histórias envolventes, que inspiram hábitos saudáveis e criam conexões emocionais com uma alimentação equilibrada. Num mercado saturado, ter um posicionamento estratégico te ajuda a construir autenticidade e alinhar valores e desejos do seu público-alvo.
COMO FAZER?
- Conheça seu público!
É fundamental conhecer, entender as necessidades e os interesses defendidos de quem te acompanha para conseguir entregar uma mensagem satisfatória. Saiba quais conteúdos de alimentação e nutrição seus seguidores esperam ver.
- Personal-branding
Definir um branding é definir como você se porta nas redes sociais, englobando falas, opiniões, hobbies, parcerias etc. Tudo isso compõe sua marca e facilita a identificação por parte de quem assiste. Seus futuros pacientes precisem conhecer o nutricionista em que estão confiando.
- Educação e humanização através de narrativas
Compartilhe histórias de pacientes satisfeitos que melhoraram sua qualidade de vida e atingiram os objetivos com o seu serviço. Exemplo: relatos de perda de peso ou superação de doenças devido a mudanças na dieta. Tudo isso transmite confiança, agrega valor e pode inspirar outras pessoas a te procurarem.
Gostou? Quer saber mais como utilizar as redes sociais a seu favor e traçar um plano de marketing assertivo? Entre em contato com a gente que te ajudamos a escrever sua história.
Recent Posts
Tags
