Sem posicionamento, sem vendas: esso erro trava o seu negócio alimentício
Marcas fortes vendem mais do que produtos

Pensou na Nike, não foi? Esse é o poder de um posicionamento de marca forte.
Mais do que vender tênis ou roupas esportivas, a Nike oferece um estilo de vida. Sua comunicação transmite inspiração, atitude e confiança – e é exatamente isso que conecta a marca aos seus consumidores.
Quando uma empresa investe em branding estratégico, ela cria valor emocional. Assim, não é só o produto que importa, mas o que ele representa para quem compra.
Por isso, a Nike não vende apenas um tênis de corrida, ela vende um estilo de vida. Essa conexão é o que torna marcas como ela tão memoráveis – e valiosas.
O posicionamento forte não é exclusivo de grandes empresas e pode até parecer difícil construir algo assim, mas não é impossível. Com as estratégias certas, sua marca também pode se destacar no mercado, criar uma conexão verdadeira com o público e conquistar mais autoridade e fidelização.
Quer saber como criar um posicionamento de marca mais forte? Nos próximos tópicos vamos mostrar estratégias práticas para construir uma imagem sólida e relevante, mesmo que você esteja começando agora.
O que é posicionamento de marca?
Temos dois cafés iguais em sabor, aroma e qualidade. O primeiro está embalado de forma genérica, em um pacote amassado de padaria e o segundo está em uma embalagem impecável, estampada com a logo da Starbucks. Qual você escolheria?
A maioria das pessoas optaria pelo segundo, sem pensar muito, mas por quê?
A resposta está no posicionamento de marca. Mesmo com produtos idênticos, a forma como a marca se comunica influencia diretamente a percepção de valor. A embalagem mais sofisticada transmite qualidade, confiança e até status.
Isto é, não adianta só ter um produto de qualidade. Você tem que comunicar isso de forma estratégica. É aí que o posicionamento entra, ele diferencia sua marca das outras. Sem isso, ele se tornará apenas mais um no mercado e irá competir apenas por preço – e não por valor.
Como fazer isso?
1. Defina sua proposta de valor com clareza
Qual problema você resolve? Para quem? O que te torna diferente dos outros?
Exemplo: Se você faz pães de queijo recheados e ainda tem opções veganas, seu negócio é um bom lugar para pessoas que querem tomar um café da manhã ou tarde e o seu diferencial é ter variações do produto para veganos.
2. Construa uma identidade visual e verbal coerente
A marca, linguagem e estética devem atuar em conjunto para comunicar seu conceito desde o primeiro contato do cliente. Os negócios gourmet normalmente trabalham com uma identidade visual mais minimalista, pois ela combina com a proposta do produto ofertado.
Por isso, se a sua proposta é, por exemplo, ter um perfil no Instagram mais técnico e profissional, não faz sentido postar conteúdos muito informais e que não conversem com esse propósito.
3. Desenvolva um storytelling
As pessoas não se conectam com produtos – elas se conectam com histórias.
Quando você conta a história da sua marca, dos seus valores e da sua missão, você humaniza a marca e cria vínculos mais profundos com o público.
Exemplo: “Vendemos café” vs “Levamos a experiência de acolhimento e cuidado de um café feito com histórias e propósito”. Sentiu a diferença? Pois é, a história agrega mais valor!
4. Planeje um lançamento consistente
Um lançamento consistente é aquele em que marca, mensagem e experiência caminham juntas. Ele fortalece seu posicionamento, gera confiança e constrói autoridade.
Antes de colocar o seu produto no mercado, certifique-se de ter esses elementos bem claros: quem é a sua marca? quem é seu público? Tem uma narrativa clara (storytelling)? As etapas estão alinhadas entre si?
5. Comunique-se bem com o cliente
Tudo isso que vimos até agora precisa estar numa linguagem acessível para o seu público-alvo, disponível no local onde ele está e de acordo com o perfil dele.
Além disso, é interessante que você mantenha conteúdos estratégicos para tornar o cliente cada vez mais conectado com o seu produto, ensinando-o a valorizar aquilo que você entrega.
Como a consultoria da Nutri Jr USP te apoia nesse processo?
Agora que você sabe o poder de um posicionamento para aumentar a vida útil da sua marca, que tal investir no seu negócio contratando uma equipe capaz de te ajudar em todas as etapas desse processo?
Nossa consultoria te auxilia do começo ao fim: começa no diagnóstico de problemas, passando pela comunicação de valor nutricional e storytelling, chegando ao apoio na adequação legal e rotulagem do seu produto.
Quer aprimorar o seu posicionamento de marca e agregar valor ao seu produto? Entra em contato com a gente!
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