O que é aproveitamento integral dos alimentos?

O aproveitamento integral dos alimentos é um conjunto de técnicas e práticas que visam a completa utilização dos alimentos. Assim, é aproveitado todas as partes das folhas, frutas, legumes e vegetais.

Qual a importância desse aproveitamento?

O aproveitamento integral de alimentos diminui o desperdício e pode auxiliar a combater a insegurança alimentar, em que, praticamente metade da população brasileira, segundo a FAO, convive nos dias atuais. 

Segundo Camila Badawi, no Brasil, estima-se que cerca de 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente e nem todo esse lixo pode ser descartado corretamente. A sua grande maioria possui como destino rios, mares, aterros e córregos. Contudo, só de diminuirmos um pouco o desperdício, pode-se evitar uma grande quantidade desse lixo a ser produzido e descartado, ou seja, beneficia o meio ambiente.

A partir das cascas, sementes, talos, folhas, frutas e flores, podemos realizar receitas, complementar sabores e utilizar como decoração. Como por exemplo, os talos de legumes e cogumelos podem ser usados em tortas, caldos e molhos. Já as folhas podem ser colocadas em saladas e em refeições quentes. 

Ficha Técnica e sua Relação

Se você busca implementar isso no seu negócio, você pode economizar dinheiro, tempo e espaço em sua cozinha. Nesse processo de adaptação e incorporação do uso integral dos alimentos, é importante ressaltar a utilização de Fichas Técnicas em suas receitas. 

Além disso, as Fichas Técnicas são extremamente importantes para se ter noção do quanto se gasta em cada preparação, quanto rende e quanto é perdido. Sem essas informações, você pode estar tomando prejuízo ou gastando demais sem ao menos saber. 

Outros benefícios do aproveitamento integral dos alimentos

Caso tenha interesse em fazer um bom aproveitamento dos alimentos, seja na sua casa ou negócio, o importante é começar. Além desses benefícios, muitos alimentos possuem uma carga de micronutrientes maior em suas cascas e talos, ou seja, é muito interessante, do ponto de vista nutricional, se alimentar dessas partes também.

Gostou e quer mais informações? Entre em contato conosco pelo nosso site ou pelo Instagram!

Referências Bibliográficas

Badawi, C. Aproveitamento Integral dos Alimentos: Melhor sobrar do que faltar. São Paulo. [citado 2016 ot 11]. Disponível em: www.nutrociencia.com.br.

Castro, MHCA. Fatores determinantes de desperdício de alimentos no Brasil: Diagnóstico da situação. [Monografia] Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Gestão de Qualidade em Serviços de Alimentação; 2002. 93p.

Autor

Henrique Villefort – Trainee de Comercial