A Tabela Nutricional é a responsável pela comunicação entre o produto e o consumidor, informando sobre a composição do alimento e a quantidade de nutrientes que este fornece. Por isso, saber interpretá-la é essencial para termos consciência do que estamos consumindo. Normalmente ela costuma ficar na parte de trás das embalagens, na forma de tabela ou por extenso.

Os pontos a levar em consideração são:

  1. Atentar-se ao tamanho da porção indicada e considerada ideal para ser ingerida no dia, sendo essa a quantidade indicada para um indivíduo. Essa informação normalmente está no topo superior esquerdo da Tabela, nomeada de “porção”. Como exemplo da importância de uma boa interpretação, temos uma barra de chocolate que diz que possui 135 calorias. Quando na verdade esse valor se refere a somente 25g do produto (uma porção), ou seja, a barra inteira de 140g tem 756 calorias.
  2. Conhecer os principais nutrientes informados: valor energético ou caloria (energia produzida pelo nosso organismo a partir da ingestão de macronutrientes); carboidratos; proteínas; gorduras totais; gorduras saturadas; gorduras trans; fibra alimentar e sódio para, assim, entender de onde vem o total de calorias ali presentes, não se prendendo a apenas àquele valor.
  3. Entender que %VD significa “porcentagem do valor diário” e mostra a quantidade de nutriente presente na porção indicada em comparação com a quantidade que uma pessoa média deveria consumir em um dia. Assim, esse valor pode ser alterado dependendo das necessidades de cada um.
  4. Ler a lista de ingredientes, pois os ingredientes devem estar listados em ordem decrescente da sua presença no produto em questão. Ou seja, o ingrediente que predominar em uma preparação será o primeiro da lista e assim por diante. Exemplo: um biscoito que se diz feito principalmente com grãos integrais possui como seu primeiro ingrediente listado na Tabela a farinha refinada. Indicando, assim, que esse é o principal ingrediente que compõe aquele alimento, e não os grãos. 

Desse modo, saber interpretar a Tabela Nutricional garante um maior poder de escolha e de clareza em relação ao que será consumido. O que evita quebras de expectativa e uma possível propaganda enganosa. 

 

Referências

https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/tabela-nutricional/ 

 

Autora

Bruna Bindo – Assessora de Marketing