É explícito que o ramo alimentício é um setor promissor por tratar-se de um serviço
que supre as necessidades básicas da população e, portanto, sempre demonstrando
alta demanda e fluxo de consumidores. Entretanto, é valido destacar que é essencial
que o empreendedor conduza seu negócio da melhor forma possível, visto que neste mercado também há alta concorrência, ou seja, para a sobrevivência do negócio alimentício e posteriormente o sucesso do empreendimento, é importante a entrega de excelência aos consumidores, visando destacar-se no mercado. Visto isso, a
seguir iremos destacar 3 sinais que indicam que seu negócio não está no caminho certo.

1. Você não tem clientes fidelizados

Atrair novos consumidores é de suma importância para o desenvolvimento do seu
negócio alimentício, contudo, é comum que o gestor foque apenas nisso, ação está
equivocada pois sabe-se atualmente que há uma estratégia mais eficiente capaz de
aumentar sua lucratividade sem expandir sua base de fregueses; a fidelização dos
clientes. Por meio desta estratégia pode-se obter; recompra dos consumidores; o
valor gasto pelos clientes tende a ser maior pois confiam nos produtos, indicação
constante do seu negócio; previsibilidade de sua renda e por fim, melhora na coleta
de feedbacks. Logo, fidelizar sua base de clientes é indispensável não somente
quando o assunto é manter-se no mercado aos longos dos anos, mas também para
garantir constante evolução do seu empreendimento.

2. Desperdício de ingredientes e de dinheiro

É fundamental em todas as industrias o controle de matérias primas no intuito de
maximizar o aproveitamento de seu uso e controlar o estoque, da mesma maneira
deve agir o gestor do negócio alimentício, logicamente. Embora possa parecer obvio,
é comum haver desperdícios em excesso nesse ramo, o que por sua vez sinaliza
perca de dinheiro e prejuízo a lucratividade da empresa, alguns veem isso como
natural do modelo de negócio, no entanto, há diversas formas de reduzir este
desperdício quase a zero!. Antes de buscar aumentar o lucro por meio de fidelização
ou novos clientes, a primeira preocupação que precisa surgir é: estou aproveitando o
máximo possível do meu dinheiro investido na compra dos ingredientes?

3. Você não sabe quanto entra e quanto sai do caixa no mês

Esta é uma atividade essencial a todos os empreendedores, não somente aos que
pertencem ao ramo alimentício, sem isso seu negócio esta as cegas, impossibilitado
de analisar o andamento da empresa ao longo do tempo ou elaborar estratégias de
melhora, ou seja, nesse contexto as chances de seu negócio não evoluir são
enormes. Dito isso, a implementação do fluxo de caixa é vital, esse procedimento tem
por função registrar todas as movimentações de valores da empresa, desde as
negociações com fornecedores até as vendas aos clientes. Com base nisso é
possível executar a gestão baseada em dados, bem como identificar deficiências no
orçamento e elaborar estratégias para combate-las.

O que fazer para melhorar esses pontos?

Para aumentar a taxa de retenção de seus clientes é necessário investir na melhoria
da experiência de consumo bem como fomentar a relação de confiança entre
consumidor e empresa. Sob esse contexto uma das possibilidades é investir na
credibilidade da marca, e uma ótima estratégia para tal é a implementação do
marketing nutricional, o qual busca agregar valor ao produto vendido por meio de uma
aproximação com o público na transmissão de informações com propriedade de
assunto, gerando diferencial ao negócio.
Visando diminuir desperdícios de ingredientes no seu processo produtivo, a
elaboração de fichas técnicas para todas as preparações dos produtos oferecidos é
essencial. Esta ferramenta auxiliara você empreendedor a padronizar a execução das
receitas da melhor forma possível, garantindo a manutenção da excelência do sabor,
quantidades de ingredientes utilizados e controle de estoque.
Por fim, visando assegurar o bom desempenho da sua gestão financeira com a
implementação de um fluxo de caixa efetivo, é importante ter em mente que os
registros devem ser diários e abranger todas as entradas e saídas, porém esse
processo pode ser extenso e complicado para organizar caso este seja seu primeiro
contato, portanto a utilização de softwares desenvolvidos para essa função podem
ser fortes aliados. Ademais, os dados obtidos com essa ferramenta não devem ser
utilizados apenas para definir se a empresa está no “verde” ou “vermelho”, é
importante gerar relatórios, fazer analises, elaborar estratégias e tomada de ações
efetivas prezando pela aplicação de melhorias e visando o crescimento de sua
empresa.

 

 

Autor: Jonas de Paula – Trainee