Se você é microempresário, tem uma clínica ou negócio próprio, sabe que uma coisa que não sobra é tempo. Por isso, acumulam-se várias tarefas ao longo do dia. Dessa forma, pensar em roteiros, organizar temas, preparar o design, etc, fica sempre para depois. Criar conteúdo não é uma tarefa fácil, contudo é muito importante para se destacar no mercado

Sendo assim, neste texto, vamos conversar sobre:

A presença digital é realmente relevante?

O marketing digital se refere ao posicionamento de marca em meios de redes. As principais plataformas para aplicar-se são as redes sociais, onde as pessoas estão cronicamente ativas e há uma grande chance de poderem te encontrar. O Instagram, Google, WhatsApp, blogs, X e as newsletters são exemplos de potenciais espaços para construir uma comunidade para sua marca. Hoje em dia, estar online é essencial para ser lembrado, ser encontrado e, principalmente, vender. Analogamente, com as estratégias certas, conteúdo relevante, estético e interessante, pode-se atrair novos públicos, converter em clientes e fideliza-los. Por isso, esse é o caminho perfeito para te aproximar de quem precisa de você:

  • Falar diretamente com o público ideal;
  • Avaliar e medir o que funciona e o que não funciona;
  • Criar campanhas de marketing mais baratas e mais eficientes;
  • Aumentar sua visibilidade e suas vendas com constância.

Mas… nem tudo são flores.

As dificuldades mais comuns na criação de conteúdo

Apesar de ser uma estratégia assertiva e que traz resultados reais, não é tão simples quanto parece. Muitas marcas não se apresentam bem nas mídias porque muitos empresários travam na hora de colocar o marketing em prática. Dessa forma, desde o começo do processo é necessário ter boa organização, clareza no conteúdo, na transmissão, autenticidade e estética. Sendo assim, alguns desafios aparecem com frequência e impedem a expansão da marca no mercado:

1. Bloqueio Criativo

Se refere a falta de inspiração ou dificuldade de inovar ao tentar criar algo, é “travar” no processo de criação. Você até se senta para escrever, mas nada sai. Essa situação é muito temida, porém muito comum, não só entre artistas e escritores, mas também entre criadores de conteúdo. Assim, as ideias não fluem ou simplesmente desaparecem.

Isso pode ser causado por:

  • Estresse e ansiedade;
  • Procrastinação;
  • Pressão para “postar algo logo”;
  • Excesso de ideias sem organização;
  • Falta de concentração.

A falta de apoio ou planejamento estratégico pode dificultar ainda mais esse processo.

2.  Falta de Identidade e Personalização

Seguir tendências pode ser tentador. É comum o uso de conteúdos virais para chamar a atenção do público. Contudo, usar trends de forma genérica e sem adaptar para sua marca pode te transformar em “só mais um” e, ao invés de te destacar, vai te camuflar.

  • Afasta o seu público ideal;
  • Atrapalha o posicionamento da sua empresa;
  • Aumenta os seguidores, mas diminui a conversão.

A identidade do seu conteúdo também é importante para ser lembrado. Autenticidade dá voz e visibilidade.

3. Dificuldade em transformar ideias em conteúdo

Você até tem boas ideias, mas não sabe como transformar isso em posts, legendas, vídeos ou textos. Assim, fica difícil organizar o processo e manter uma rotina de postagens. Ter um plano e um processo de criação de conteúdo é o que agiliza o processo e facilita no dia a dia.

Sem um plano, você perde tempo, energia e consistência.

4.  Falta de consistência

Posts aleatórios e eventuais não geram engajamento. O marketing digital é construído a longo prazo. Por isso não adianta postar uma vez por mês e esperar engajamento. A consistência:

  • Cria expectativa no público;
  • Constrói autoridade;
  • Gera mais confiança;
  • Fortalece a presença digital da marca.

Ser confiável na hora de fornecer conteúdo regularmente gera confiança e credibilidade. Em vista disso, gera-se engajamento do público e aumenta seu alcance e laços com quem o acessa.

5.  Falta de clareza sobre o público-alvo (ICP)

Saber exatamente qual é o seu perfil de cliente ideal (ICP) é essencial para a assertividade de suas campanhas e postagens. Sabendo disso, entendemos também o que seu público consome, como falar, o que falar, quando e onde acha-los. É a maneira mais fácil de você atingir de forma efetiva e converter pacientes/compradores. Por isso, quando há erro na identificação do perfil do seu cliente, ou ele é muito genérico, quer dizer que:

  • Sua comunicação é vaga;
  • Seu conteúdo não engaja;
  • Seu marketing não vende.

Por isso mapear o ICP é o primeiro passo para uma boa venda.

E como resolver?

Apesar de tantas dificuldades para a criação de conteúdo, e tudo poder se tornar um caos sem organização, é importantíssimo ter apoio e direcionamento para desenvolver bem essa ferramenta tão importante que pode mudar de uma vez por todas suas vendas. Criar conteúdo não é apenas sobre temas que estão em alta ou posts aleatórios para engajar. É ter estratégia, planejamento e alinhamento com os objetivos do seu negócio.

  1. Planejamento estratégico de conteúdo;
  2. Calendário editorial adaptado à sua rotina;
  3. Análise do seu público e definição de persona/ICP;
  4. Criação de identidade verbal e visual coerente;

Concluindo tudo isso em conteúdos que educam, conectam e vendem.

E é aí que a Nutri Jr pode te ajudar!

Você é uma ótima profissional, tem ótimos produtos e o mundo precisa saber disso. Mas se você sente alguma dificuldade em transmitir, criar conteúdo, engajar ou converter, ou se identificou com algo que foi dito nesse texto… calma!

Você não está sozinho e só precisa do direcionamento correto. Dessa forma, para finalmente ter uma presença digital que traga resultados reais, nós, da Nutri Jr USP, somos seus aliados estratégicos.

Trazemos, assim:
– Direcionamento de conteúdo personalizado;
– Formulação do calendário editorial;
– Planejamento estratégico para redes sociais;
– Alinhamento de conteúdos com seus objetivos;
– Identidade, clareza e conexão com o público;
– Suporte na organização do processo de produção e publicação.

Então pare de perder tempo e clientes por não saber por onde começar, e invista agora no marketing digital que pode alavancar suas vendas de uma vez por todas! Com o apoio certo, você consegue criar com mais leveza, eficiência e propósito.

Entender as dificuldades e buscar ajuda profissional é um passo corajoso e necessário. Você não precisa mais se sentir perdido na hora de postar. Por isso, conte com a Nutri Jr para transformar seu conteúdo em resultados reais. E assim, deslanche sua carreira

Vamos juntos?