A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) visa promover a prática contínua de hábitos alimentares saudáveis e adequados.  É uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), sendo uma estratégia fundamental para o enfrentamento das problemáticas brasileiras referentes à má nutrição, como o excesso de peso e a obesidade, permitindo reflexões sobre toda a cadeia produtiva – produção, abastecimento e acesso a alimentos adequados e saudáveis. 

 

A lei lei 13.666/2018 determina que a Educação Nutricional deve ser incluída nos currículos escolares do ensino fundamental e médio tanto em instituições públicas quanto privadas, para contribuir com a conscientização de escolhas alimentares mais saudáveis pelos estudantes, visto que a escola é um ambiente formador de opiniões e hábitos que podem perdurar até a vida adulta.

Benefícios da Educação Nutricional

Dentre os vários benefícios que a educação nutricional pode oferecer, temos:

  • Prevenir doenças crônicas não transmissíveis 
  • Incentivar a degustação de novas preparações e alimentos
  • Desenvolver autonomia em crianças e adolescentes
  • Conscientizar sobre o processo produtivo dos alimentos
  • Ensinar sobre o aproveitamento integral dos alimentos
  • Estimular a leitura de rótulos e tabelas nutricionais
  • Promover um bom relacionamento com a comida

 

Serviços da Nutri Jr. USP

A EAN é um dos serviços de nossa empresa. A Nutri Jr. USP possui uma equipe qualificada para aplicar esse procedimento em escolas, utilizando como base documentos como o PNAE, PNSAN e o Guia Alimentar. Quer garantir uma alimentação saudável para os estudantes da sua unidade? Acesse a aba nossos serviços para mais detalhes.  Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

Autora

Eliel Heliodoro – Trainee

Referências 

Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN. Princípios e Práticas para Educação Alimentar e Nutricional. Disponível em: https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2018/08/CADERNO_EAN_semmarca.pdf.