Erros cometidos ao elaborar um cardápio
O cardápio é, antes de mais nada, um importante meio de comunicação do seu estabelecimento com o cliente. Isso porque, é através dele que serão informados diversos aspectos da sua empresa tais como: cultura, público alvo direcionado e aspectos nutricionais. Por ser uma ferramenta tão importante, é de extrema importância elaborá-lo com atenção e cuidado, a fim de evitar erros. Ainda assim, você sabia que é muito comum cometer erros ao elaborar um cardápio?
Isso porque, os há erros que parecem inofensivos, mas que se não levados em consideração, podem causar inconvenientes com clientes e até mesmo prejuízo ao caixa do estabelecimento. Alguns exemplos são: fazer o cardápio com preparações muito distintas, não levar em consideração a sazonalidade dos alimentos e não atualizar o cardápio de forma constante.
Produzir o cardápio com preparações muito distintas
Ao produzir um cardápio com preparações muito distintas, é provável que ocorra desperdício de alimentos e prejuízo financeiro. Imagine que o seu estabelecimento seja composto por preparações elaboradas. Cada uma delas demanda seus devidos ingredientes, correto?
Sendo assim, imagine só o estoque diversificado que você precisará ter para preparar cada um desses pratos. Há grandes chances de haver desperdício de alimentos e consequentemente prejuízo financeiro também. Para evitar o desperdício de alimentos e de dinheiro, é preciso estudar para elaborar o cardápio. Uma ferramenta que pode ser aliada na hora dessa elaboração é a Ficha Técnica de Preparação, que também proporciona evitar desperdícios e ainda ajuda na precificação correta dos pratos.
Não considerar a sazonalidade dos alimentos no cardápio
Alimentos sazonais nada mais são do que alimentos da época. Na época de cada alimento, seus preços ficam mais baixos, além do que eles ficam mais nutritivos, também. O contrário também ocorre, sendo que quando não está na época, esses alimentos encarecem e ficam mais difíceis de serem encontrados nos comércios.
Por esse motivo, é muito importante levar em conta os alimentos da época na elaboração de um cardápio. Um planejamento adequado garante um maior lucro e evita prejuízos, tanto ambiental quanto financeiro. Dessa maneira, o último item deste artigo torna-se crucial para garantir que o cardápio seja um sucesso.
Atualizar o cardápio constantemente
Por fim, não se esqueça de manter o cardápio atualizado. Ao levar em conta a sazonalidade dos alimentos, é imprescindível que haja atualizações constantes no cardápio. Ninguém gosta de inconvenientes com clientes, não é mesmo? Portanto, garanta que sempre terá os ingredientes necessários para elaborar preparações saborosas, nutritivas e que tragam um retorno financeiro desejável para o seu estabelecimento.
Serviços da Nutri Jr. USP
Elaborar um cardápio pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece, não é mesmo? Sendo assim, que tal contratar uma empresa qualificada para a elaboração de tal. A Nutri Jr. USP oferece o serviço de elaboração de cardápios para qualquer negócio do ramo da alimentação. Contamos com o apoio do corpo docente do curso de graduação de nutrição da USP, a fim de garantir o sucesso do seu cardápio e do seu negócio. Entre em contato agora mesmo e consulte um especialista.
Autora
Fernanda Santos – Diretora de Marketing
Referências
CEAGESP – Sazonalidade dos alimentos. Disponível em: <https://ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf>.
Recent Posts
Marketing x Branding para nutricionistas
Build in public e o Marketing Digital
Tags
