Dicas para vender mais no ramo da alimentação através do marketing
O mundo dos negócios é muito contestado no Brasil e com a pandemia, essa realidade se tornou ainda mais desafiadora, principalmente para os donos de pequenas empresas. Por isso, ter um diferencial é de extrema importância para o sucesso nesse meio. Um dos caminhos mais promissores consiste no investimento em estratégias direcionadas ao aumento das vendas do seu produto alimentício por meio do marketing empresarial. Nesse texto você irá encontrar algumas dessas dicas.
COMO O MARKETING PODE AJUDAR NO AUMENTO DA SUAS VENDAS?
O marketing tem como objetivo ganhar espaço no mercado, divulgar uma marca, aumentar as vendas de um produto/serviço e fidelizar mais clientes à empresa. Nessa lógica, o marketing de sucesso para aumentar as vendas do seu produto deve seguir o Composto de Marketing, popularmente conhecido como os 4 Ps. Esses são pilares básicos que irão avaliar e definir a melhor forma de proceder ao lançar uma empresa, pois suas variáveis são uma forma de organizar a base do que uma empresa precisa para funcionar em harmonia e obter sucesso.
O primeiro “P” de produto é todo bem ou serviço ofertado pela empresa. O segundo “P” de preço refere-se ao valor monetário pelo qual o cliente irá pagar para obter determinado serviço/produto. O terceiro “P” de praça é todo local onde o produto e/ou serviço será comercializado. Por último, o quarto “P” de promoção são as estratégias usadas para divulgar o produto ou serviço.
Depois dessa breve explicação sobre a dinâmica usada no mundo empresarial, vamos apresentar como acrescentar no seu dia a dia uma nova estratégia para cada um dos pilares listados acima. Dessa forma, você estará se preocupando com todas as faces do marketing empresarial e conseguirá alavancar as vendas do seu produto alimentício.
USO DE TABELA NUTRICIONAL E SELOS DE CERTIFICAÇÃO NO SEU PRODUTO COMO FORMA DE AUMENTAR AS VENDAS
A tabela nutricional pode ser um investimento em relação ao primeiro “P” de produto, pois apresentar seu produto alimentício ao público estando dentro das normas legais é um modo de dar credibilidade à marca e assim aumentar as vendas. Para isso, investir no desenvolvimento de uma tabela nutricional atualizada de acordo com os novos padrões propostos pela Anvisa, que entrarão em vigência em outubro de 2022, é um modo de aplicar esse primeiro pilar.
Além disso, o uso de selos de certificação é um modo de mostrar preocupação com questões como sustentabilidade e demandas de públicos específicas, exemplos de selos são: Vegano, Gluten Free, Orgânico, S.I.F, entre outros. Essa sensibilidade e adequação às causas e demandas de grupos específicos também são considerados modos de atrair clientes por meio do seu produto.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO COMO FORMA DE DIMINUIR O PREÇO DOS SEUS PRODUTOS E AO MESMO TEMPO AUMENTAR OS LUCROS DA EMPRESA
O segundo “P” se refere ao preço do seu produto alimentício, que deve ser justo e estabelecido através de um planejamento financeiro. Dessa forma, essa é uma estratégia que possibilita a organização dos gastos da empresa e priorização dos investimentos para certas áreas em detrimento de outras. Essa estratégia permite direcionar o dinheiro para as necessidades mais urgentes, que podem ser desde investimento em um site, em propagandas pagas, em uma identidade visual melhor, em uma equipe maior, entre outros.
Além disso, o planejamento financeiro deve ser feito para que a empresa possa fazer ofertas sem prejuízo financeiro, pois promoções atraem mais clientes e assim aumentam as vendas do produto. Contudo, essas ofertas devem ser pontuais, pois o excesso de promoções não pode ser positivo para o seu negócio. A grande quantidade de ofertas, além de muitas vezes não ser viável economicamente para a empresa, pode não chamar a atenção do cliente quando comparada a ofertas pontuais.
INTERNET COMO UMA PRAÇA CAPAZ DE AUMENTAR AS VENDAS DO SEU PRODUTO
O terceiro “P” de praça envolve clareza sobre onde seu cliente deverá buscar pelo seu produto. Dessa forma, o uso da internet para o desenvolvimento de uma loja online ou uso de aplicativos de delivery como ferramenta podem ser um fator atrativo de clientes, pois não exige que ele chegue até você e sim que o produto vá até seu cliente.
Esse facilitador vem sendo cada vez mais usado e segundo uma pesquisa feita pela NZN Intelligence, em 2018, mostrou que 74% dos brasileiros preferem comprar online. Dessa forma, fica claro que a internet é realmente um facilitador e possibilita o aumento das vendas do seu produto.
USO DE REDES SOCIAIS E SITES PARA A PROMOÇÃO DA MARCA E AUMENTO DAS VENDAS DO SEU PRODUTO
O quarto “P” se refere a promoção e consiste em como será feita a divulgação do seu produto. O uso de redes sociais e sites permitem a divulgação do seu produto e contato mais próximo com seu público-alvo. Essa é uma das estratégias mais usadas nos dias de hoje, pois permite maior alcance do seu produto e aproximação com os seus clientes.
Dessa forma, é muito importante o investimento em desenvolvimento de um site e de uma página em alguma rede social, como o Instagram. Além disso, é importante que sejam constantemente atualizados, para que seu público se sinta próximo da marca e informado das novidades e dos serviços/produtos oferecidos.
E AÍ, JÁ SE SENTE PRONTO PARA AUMENTAR AS VENDAS DO SEU PRODUTO ALIMENTÍCIO?
Através desse texto você pode entender mais sobre algumas dicas de como expandir as vendas do seu produto alimentício seguindo os quatro pilares do marketing. Além disso, é importante lembrar que a empresa Nutri Jr. USP oferece o serviço de desenvolvimento de tabela nutricional para o seu produto alimentício. Dessa forma, se seu produto ainda não tem tabela nutricional ou não está dentro dos novos padrões propostos pela Anvisa, é só entrar em contato pelo próprio site da empresa (http://nutrijr.com.br/) ou pelo instagram.
Autora
Eduarda Pasquarelli – Trainee
REFERÊNCIAS
SANTOS, Daniele Silva; SILVA, Michelle Maia Paris. A importância do marketing empresarial para micro e pequenas empresas. Revista Facima Digital. Disponível em:
Recent Posts
Marketing x Branding para nutricionistas
Build in public e o Marketing Digital
Tags
