Dicas para um cardápio bem elaborado | Nutri Jr USP
Ao decidir abrir um restaurante ou estabelecimentos do tipo, o cardápio é o item central de todo o comércio. É através do cardápio que vem as decisões de compra, preços, clientes e tudo mais. Por esse motivo, fazer um cardápio bem elaborado é de suma importância para garantir o sucesso do seu negócio.
Aliás, o que é um cardápio bem elaborado?
Antes de mais nada, o cardápio é o principal veículo de informação de um estabelecimento, seja ele um restaurante, padaria, café e tudo mais. Por esse motivo, a elaboração do cardápio deve levar em consideração que este veículo é um meio de venda e publicidade também. Isso porque, o cardápio é o que vai auxiliar os clientes na escolha do que vai comer e beber. Outro ponto é que o cardápio é o item central de todo comércio, pois é a partir da sua elaboração que virão os resultados.
Como fazer um cardápio bem elaborado?
Para acertar na hora de fazer um cardápio bem elaborado, o planejamento deve ser o primeiro passo. Além disso, é importante pensar nos pratos principais – aqueles que serão os carros chefes do seu negócio. Por fim, considerar fatores sociais e econômicos é de suma importância para garantir que seu cardápio esteja adequado.
1. Planejamento
Na hora de elaborar um cardápio, o planejamento vai muito além de definir quais produtos você irá vender. Primeiro, é importante analisar onde está o seu estabelecimento, conhecer seu público-alvo e pesquisar os preços de acordo com essas variáveis. Por exemplo, se seu público alvo são pessoas que frequentam academia e buscam por uma alimentação saudável, estude e pesquise sobre esse assunto.
Entender e definir o público alvo é o ponto principal do sucesso do seu negócio. Isso porque, tendo isso mapeado, será mais fácil definir estratégias para alcançar esse público. Por exemplo, se seu público for de pessoas que prefiram locais físicos, não tem sentido vender somente online ou vice-versa.
2. Pratos principais
Definido o público alvo, a elaboração das preparações é o segundo passo. É altamente recomendado que os preparações levem em conta os nutrientes, baixa gordura, etc., visando proporcionar uma refeição equilibrada, além de muito saborosa. Além disso, é importante variar os alimentos do cardápio, considerando:
- Variedade de cores – garantir também, variedade de nutrientes
- Equilíbrio das texturas
- Formas de preparação do mesmo alimento (cozido, assado, frito)
- Uso de temperos diferentes, sempre optando pelos não ultraprocessados
3. Precificação adequada
Após definir o seu público alvo é necessário pensar no quanto essa pessoa está disposta a pagar pelos seus produtos. Sendo assim, pesquise sobre os preços no mercado em geral e na região que pretende vender. Elabore seu cardápio com base nos alimentos da época, a fim de evitar que a diferença de lucros seja muito abrupta em determinadas épocas do ano. A precificação é um fator muito importante e precisa ser olhada com calma e atenção. Por isso, busque formas para diminuir os custos – utilizando a Ficha Técnica de Preparação, por exemplo.
Gostou das dicas?
Deixe nos comentários o que achou deste artigo. Se houver alguma dúvida, entre em contato conosco!
Autora
Fernanda Santos – Diretora de Marketing
Referências:
https://www.asbran.org.br/noticias/elaboracao-de-cardapios
Recent Posts
Marketing x Branding para nutricionistas
Build in public e o Marketing Digital
Tags
