Investir na aquisição de novos clientes NÃO é a estratégia mais eficiente para aumentar a lucratividade de sua empresa! Isso mesmo que você leu, ao contrário do ideário comum da maioria dos empreendedores, essa estratégia, embora essencial, provavelmente não vai ser o que vai fazer seu negócio decolar. Ficou curioso e quer entender melhor essa afirmação? Acompanhe o texto abaixo que vamos te explicar melhor.

 

Na busca de aumentar o faturamento, a primeira atitude observada são os esforços para atrair mais clientes. E na cabeça de muitos empreendedores, consequentemente isso implica em mais vendas. Contudo, ao passo que todos os esforços são direcionados a isso, é comum que a empresa perca de vista um dado importante: estes clientes estão retornando a comprar com você? 

 

Esta informação é essencial ao empreendedor pois reflete o estado geral do seu serviço, desde a qualidade do produto e entrega até sua competitividade no mercado. Ademais, esse retorno é muito mais valioso do que você pode pensar, de acordo com o estudo realizado pela SmallBiz Trends, um aumento de 5% na taxa de retenção pode impactar em 95% mais lucratividade ao negócio. Ou seja, começar visando RETER seus consumidores, fidelizando-os a sua marca, é muito mais vantajoso para alavancar seu empreendimento.

 

BENEFÍCIOS DA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Primeiramente, é válido destacar que essa relação é uma troca mútua, tanto a empresa quanto o cliente são beneficiados. O comprador opta pela melhor solução ao seu problema, e caso você supere as expectativas de entrega, este se torna muito mais apto à fidelização. Por outro lado, a empresa se beneficia em diversos aspectos, como:

Redução dos custos, pois adquirir um novo cliente pode custar 5 vezes mais caro que retê-lo. Um dos fatores que justificam isso é a queda do CAC (custo de aquisição de clientes), pois não há necessidade do mesmo investimento em marketing e vendas para criar uma oportunidade com quem já faz parte da sua base de fregueses.

Visto isso, consequentemente há um aumento do ROI (retorno sobre o investimento), pois há menos dinheiro investido na captação desses consumidores. Entretanto, há maior chance de negócio, resultando em um lucro líquido maior.

Previsibilidade de renda, pois sua empresa terá em mãos não somente a taxa de recompra e os dados dessas pessoas, mas também a frequência da demanda, assim, possibilitando a preditibilidade dessas entradas no caixa.

Por fim, Buzz Marketing, conhecido popularmente como marketing boca a boca, esse de grande contribuição para qualquer empresa, é uma das melhores formas de promover sua marca, bem como atingir seu público alvo, proporcionando indicações e, tudo de forma 100% orgânica.

 

COMO FIDELIZAR SEUS CLIENTES

Destacado o quão importante é para um negócio fidelizar sua base de clientes, a Nutri Jr USP selecionou algumas dicas que podem te ajudar:

Conheça seu público, é essencial saber quais as necessidades de quem você visa vender. Dessa forma, para planejar não somente atender de forma plena as expectativas, mas na verdade superá-las. Pense a partir disso como entregar mais ao seu consumidor (overdelivery).

Tenha um atendimento humanizado, nos dias atuais possuir um atendimento rápido e eficaz são requisitos básicos. É preciso gerar conexão, estreitar a relação com o cliente de modo que ele sinta que sua necessidade foi suprida de forma única e personalizada.

Sempre peça feedbacks, estas informações serão a base para a identificação de possíveis falhas no seu processo de compra e experiência do cliente. Como resultado, será viável a melhoria contínua das etapas. Além disso, possuir e acompanhar métricas que mapeiam a satisfação do cliente como NPS e CSAT auxiliaram na análise.

Crie mecanismos de estímulo à fidelização, é muito comum atualmente as empresas possuírem benefícios para aqueles que realizarem a recompra, a exemplo, temos os sistemas de pontos cumulativos, os quais podem ser trocados posteriormente por descontos ou prêmios.

Experimente seus produtos, essa ação vai além de verificar a qualidade do que você oferece, a exemplo a área de alimentação, trata-se de conhecer todas as etapas que envolvem a produção, desde ingredientes, modo de preparo, diferenciais, etc.

 

Seguindo essas dicas, gerar clientes fiéis e impulsionar seu faturamento não será mais um problema. Logo, há margem para inovação visando se manter à frente da concorrência. Você pode conferir no nosso blog, não deixe de dar uma olhadinha!

 

Autor – Jonas de Paula: Gerente Comercial