Como destacar o seu cardápio no mês de junho

Olha a cobra! É mentira… Olha a venda! É verdade!!!
Com a entrada do mês de junho começaram os preparativos para as festas juninas. Durante o mês todo a comemoração toma conta das decorações, roupas, ambientes e expectativas. E aposto que, depois de “bandeirinhas” e “xadrez”, a primeira coisa que você pensa quando se trata de “arraiá” é “comida”!
A tradição
A festa tem origem em uma celebração de comemoração e desejos durante o solstício de verão na Europa. O momento representava o início de um período de fertilidade da terra. Então, os pedidos para fertilidade e boa colheita foram ritualizados. Alguns símbolos que conhecemos até hoje também tiveram origem nessa época. A fogueira, por exemplo, representava luz e o calor do sol, além de afastar os maus espíritos. A quadrilha, por sua vez, foi inspirada em danças europeias, como a mazurca e o fandango e adaptada ao contexto interiorano.
Posteriormente, com a influência também da cultura indígena e africana, foi ressignificada pela igreja católica. Foi atribuída em homenagem a santos, como Santo Antônio, conhecido como Santo casamenteiro” e influenciando no costume de se encenar um matrimônio em meio a festa, e São João Batista.
A comida
Analogamente, as comidas também refletem uma rica diversidade. O milho, que é um ingrediente principal, tem origem indígena. Os povos nativos do Brasil, antes da chegada dos portugueses, o utilizavam muito. Além disso, se cultivava de forma abundante no período de julho. Com o tempo, o milho virou base para várias receitas típicas, como a pamonha, canjica, curau, munguzá e milho cozido.
Da mesma forma, outras comidas, como a paçoca, feita de amendoim, também têm raízes indígenas e africanas, trazendo sabores bem tradicionais. O bolo de fubá e o doce de leite têm influências portuguesas e espanholas, adaptadas ao paladar brasileiro.
Com tantas opções tradicionais e queridas fica difícil se diferenciar, e assim se apresenta o desafio de fazer o comprador optar pelo seu produto ao invés do seu concorrente.
Como se diferenciar?
Para isso, é fundamental investir em inovações e abusar da criatividade, com sabores que agradem aos paladares mais exigentes e que se diferenciem do comum. Ao mesmo tempo, não podemos esquecer do tema junino, que é o centro da festa.
E então… Como se destacar?
- Reinventar receitas clássicas
Uma opção é reinventar pratos tradicionais, trazendo um “toque seu”. Adicionar ingredientes que combinem e estão em alta, pode fazer com que seu sabor se diferencie dos outros, e atraia a clientela por apresentar opções diferentes.
Apostar em um recheio de queijo ou goiabada na pamonha, por exemplo, pode ser uma boa opção. No arroz doce, coco ralado e no curau, canela ou leite em pó.
- Opções celíacas, veganas, sem açúcar e lactose
Seu produto pode ser escolhido também por atender às diferentes necessidades e preferências dos consumidores. Opções de produtos sem glúten, lactose, adição de açúcares e veganas não são facilmente encontradas. Oferecê-las deve capturar a atenção do público que os busca e aumentar suas vendas.
- Opções saudáveis
Incluir alimentos nutritivos, proteicos ou pouco calóricos também é uma boa propaganda. Você pode utilizar das propriedades nutricionais dos próprios alimentos comuns nas festas juninas a seu favor. Alguns famosos doces dessa época, por exemplo, podem conter amendoim, que é uma fonte de proteínas e uma oleaginosa (que apresenta gorduras boas). O coco também entra na lista como uma opção de gordura saudável, além de ser uma fruta rica em fibras, que regula o funcionamento do intestino. A abóbora, por sua vez, é um carboidrato baixíssimo em calorias.
- Apresentação
Um visual bonito é muito importante para ajudar a estimular o apetite e tornar a experiência mais agradável. Quando a comida é bem decorada, fica mais convidativa, incentivando as pessoas a quererem provar e aproveitar melhor o momento. Para isso podemos utilizar embalagens coloridas e temáticas, servir em pratos decorados, e abusar de elementos típicos de decoração como bandeirinhas, balõezinhos, Desenhos de fogueiras e elementos com estampa xadrez que possam trazer o carinho e a afetividade que essa festa desperta.
Ao combinar criatividade, inovação, ingredientes que o cliente procura e apresentação, você poderá criar um cardápio que se destaca e atrair mais clientes para a sua barraca!
Desenvolvimento de cardápios
Organizar um cardápio atrativo, que combine sabores, cores e apresentações que chamem a atenção não é nada fácil, mas é essencial. A variedade de opções pode se tornar confusa se não houver boa gestão de processos.
O planejamento do cardápio permite otimizar recursos e tempo, prevendo demanda, e reduzindo o desperdício e custos operacionais. A boa estruturação facilita na escolha dos clientes e na gestão do restaurante, aumentando as chances de sucesso.
Além disso, um visual caprichado garante que sua marca será lembrada de forma exclusiva, e transmite uma mensagem clara sobre o que o estabelecimento oferece.
Como a Nutri Jr pode te ajudar
Se você não sabe nem por onde começar a estruturar um cardápio “bacana”, ou se você ainda não conseguiu pensar em uma maneira concreta de se destacar e aumentar seus lucros, esse é o momento perfeito!
No nosso serviço de engenharia de cardápios fazemos uma pesquisa de mercado avaliando as tendências e preferências do consumidor, combinando com o propósito da sua marca. Desenvolvemos receitas de um cardápio idealizado, e por fim realizamos testes práticos para garantir qualidade e consistência. Dessa forma seu cardápio se torna muito mais assertivo, e amplia seus lucros focando na necessidade do seu cliente, te destacando e evidenciando a sua identidade como marca.
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