Como criar uma marca para o seu negócio alimentício
O ramo alimentício oferece muitas oportunidades. Porém, em um mercado cada vez mais competitivo, criar uma marca forte para o seu negócio se torna uma necessidade. A marca é a alma do seu negócio, representando seus produtos e valores, é o que te diferencia da concorrência. Afinal, não adianta abrir uma lanchonete em um lugar com várias outras, sem ao menos oferecer algo diferenciado. E esse diferencial mora na forma que você marca seus clientes, seja pela história, embalagem, venda ou comunicação. Assim, para conquistar a fidelidade desses clientes, você precisa saber se posicionar. Leia as estratégias cruciais que separamos abaixo sobre como criar uma marca e se destacar.

6 passos para se diferenciar dos concorrentes
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo é fundamental: entender quem são seus clientes. O que eles valorizam? Quais são suas preferências? E hábitos alimentares? Gostam mais de comer no local ou pedir delivery? Essas e outras informações são o que vão te guiar para oferecer um produto alinhado com as expectativas dos consumidores. Com isso, considere deixar um espaço para feedbacks, conversar com os clientes, focar nas exigências deles, além de acompanhar as interações nas redes sociais. Logo após, priorize os feedbacks mais críticos e trabalhe em um plano de ação para melhorar a experiência do cliente.
2. Estude o mercado e as tendências
Ter um olhar mais atento e crítico para as mudanças do mercado vai te proporcionar uma visão mais ampla das oportunidades a serem exploradas no seu negócio. Isso envolve analisar ações de concorrentes, gostos do público, custos da produção e tendências. Tudo isso adequado às demandas específicas do seu nicho de atuação, seja restaurante self service, marmitaria, comidas típicas, fast food etc. Tendo isso em vista, é o que te permite antecipar passos frente à concorrência e alcançar novos clientes. Há boas ferramentas disponíveis, como a Google Trends, para análise de principais tendências.
3. Defina seu segmento e um diferencial
Já pensou o que torna o seu negócio alimentício único? Isso é variável, pode ir desde a tradição na preparação, um prato que é o carro-chefe, a qualidade dos ingredientes ou ainda o atendimento personalizado. Fato é que identificar o que te faz diferente é essencial para construir sua identidade de maneira eficaz no mercado.
Além disso, definir seu segmento faz parte do processo para assegurar uma marca coerente e consistente. Não é sustentável tentar ser o melhor em tudo. Pelo contrário, focar e se especializar em uma gastronomia pode ser o que vai reforçar o seu diferencial e contribuir para seu crescimento no ramo. Os clientes valorizam marcas que são genuínas e fiéis aos seus valores. Dessa forma, escolhendo seu nicho de mercado, direcione esforços e se torne uma referência.
4. Construa uma história e uma identidade visual coesa
A história por trás de uma marca tem o poder de conectar emocionalmente as pessoas. Com isso, é interessante que você compartilhe a sua própria história por trás do seu negócio, contemplando os desafios, motivações, processo criativo e conquistas. Uma narrativa envolvente é uma poderosa ferramenta para criação de autenticidade e vínculo com seu público.
Nesse contexto, a identidade visual, que é o rosto da sua marca, precisa estar em sintonia com seu, refletindo a personalidade do seu negócio. Então, criar um logotipo memorável, com cores, fontes e elementos visuais que transmitem a essência do seu empreendimento, vai fazer toda a diferença.
5. Ofereça uma experiência única
Pensando que o ato de comer não é só uma necessidade, mas também um prazer, a marca do seu negócio deve ir além de um nome e logotipo — ela precisa oferecer uma experiência inesquecível. Desde o atendimento ao cliente até o ambiente, seja físico ou digital, onde e como seus produtos são apresentados, cada ponto de contato deve reforçar os valores da sua marca.
Nesse sentido, você pode transformar o momento da refeição do seu cliente investindo num ambiente diferenciado, instagramável, de acordo com o perfil do público-alvo. Diversas cafeterias ganharam notoriedade nos últimos tempos por investirem nisso, a exemplo da We Coffee, referência em inovação. E se você não atende em espaço físico, também há formas de encantar o consumidor nos pequenos detalhes. Você pode apostar em um cardápio com nomes fora da caixinha, também tem a possibilidade de aproveitar o delivery fazendo alguma promoção interativa, como o acúmulo de pontos a cada compra.
Dito isso, a experiência que você proporciona deve ser levada em conta sempre para despertar lealdade na clientela.
6. Invista em Marketing
Algumas campanhas muito criativas de restaurantes ficam gravadas em nossas memórias. Uma delas foi lançada pela rede do Burguer King, ‘Calvos Drive-Thru’, a icônica campanha homenageando brasileiros com calvície.
Para que sua marca seja reconhecida, é necessário investir em planos de marketing e promoção consistentes. Utilize de redes sociais, faça campanhas publicitárias e parcerias para aumentar a visibilidade e atrair novos clientes. Porém, não basta criar um perfil e lançar anúncios sem um planejamento estratégico.
Para ser mais assertivo você precisa de um plano bem estruturado para destrinchar cada etapa como desafios, objetivos, métricas, prazos e ferramentas. Pode ser um plano mensal, ou para datas comemorativas, campanhas etc. Implementando isso, você terá visão mais clara dos próximos passos, otimizará tempo, evitará desperdício de dinheiro, estabelecerá as prioridades, criará uma base de dados e, consequentemente, terá uma melhor leitura do seu público.
Como a NutriJr USP pode te ajudar na construção da sua marca?
Com a nossa consultoria personalizada, temos o compromisso de acompanhar você no processo de definir seu diferencial, desenvolvimento de identidade visual marcante, mapeamento de público e oferecimento de uma verdadeira experiência única.
Gostou? Está pronto para alavancar seu negócio alimentício? Entre em contato com a gente pelo nosso site ou instagram e agende uma reunião 😉
Recent Posts
Marketing x Branding para nutricionistas
Build in public e o Marketing Digital
Tags
