Tendência mundial, o empreendedorismo na área de alimentação surge como ótima alternativa para empreendedores que almejam começar um novo negócio de sucesso. 

 

Sendo assim, você sabe por onde começar um empreendimento? Nós da Nutri Jr. separamos algumas dicas valiosas para você!

 

1. Planejamento é a chave para o sucesso

 

Muitos empreendedores acabam tendo muitas dificuldades ao começar um  negócio alimentício por não terem um planejamento bem estruturado com metas claras e reais. Dessa forma, é essencial que você analise e aplique ferramentas de planejamento e execução de tarefas enquanto estrutura seu negócio. Com isso, você consegue ter noção de onde está e o que precisa fazer para alcançar suas metas a curto, médio e longo prazo. 

 

Ademais, elaborar um plano de negócios bem fundamentado pode ser decisivo no sucesso de seu negócio. Por isso, use e abuse de ferramentas da administração como a Análise SWOT, Ciclo PDCA e 5W2H para que seu negócio tenha as melhores projeções possíveis.

 

2. Atenção ao mercado que o cerca

 

Outro ponto essencial é que você tenha plena noção do mercado em que está entrando. Muitas empresas acabam quebrando, logo de cara, por não conhecerem bem o mercado. Com isso, acaba sendo vulnerável à concorrência que, por muitas vezes, é desleal e devora novos empreendimentos. Isso, especialmente, para negócios alimentícios, uma vez que atendem a uma necessidade comum a todo cliente, o ato de comer.

 

Por isso, não deixe de analisar bem seu mercado, sua concorrência, seus clientes e as tendências que regem tais “players” do mundo dos negócios. Assim, você poderá se adaptar aos mais diversos desafios e também às oportunidades que aparecerão em sua jornada empreendedora. Aprender mais sobre a Teoria do Oceano Azul e Vermelho pode ser um bom diferencial para você. 

 

3. Gestão de estoque

 

Visto diversas vezes com banalidade, o estoque pode ser o Calcanhar de Aquiles dos negócios  alimentícios. Isso porque novos empresários muitas vezes não sabem fazer uma boa gestão de estoque e acabam perdendo dinheiro/investimento, especialmente, pois, em negócios do ramo alimentar, lida-se com produtos perecíveis.

 

Dessa forma, seja atento ao formar e monitorar seu estoque. Atenção para que ele não seja grande nem pequeno demais, mas se adeque a rotina do seu empreendimento. Lembre-se: estoque é dinheiro parado! É essencial que você consiga dar vazão a ele para que não tenha grandes prejuízos. Busque aprender sobre técnicas de gestão de estoque como o PEPS e o UEPS

 

4. Padronize processos

 

Por fim, a maneira mais eficiente de garantir qualidade para o seu cliente é a padronização, através dela você consegue dimensionar custos das preparações do seu negócio para garantir a satisfação de seus clientes. Uma alternativa ótima, e que pertence ao escopo da Nutri Jr. USP, é a elaboração de fichas técnicas que constem os ingredientes, modos de preparo e utensílios, por exemplo. Dessa maneira, você terá uma ideia mais exata do que precisa e do que já possui para garantir o bom funcionamento de sua linha de produção e fidelizar seus valiosos clientes.

 

Dica extra da Nutri Jr. USP!

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é um ótimo apoio para quem quer começar um novo negócio com diversos cursos e artigos sobre as mais diversas áreas, inclusive da área alimentar. Além disso, eles possuem artigos orientadores para todos os tipos de negócios alimentícios.

 

Autor

Thiago Lucena – Gerente de Administrativo Financeiro