Aproveitamento Integral de Alimentos
O desperdício de alimentos é, atualmente, um dos maiores problemas mundiais; apesar disso, muitas vezes as sobras de alimentos são desperdiçadas, bem como as aparas, incluindo cascas, talos e folhas. Isso acontece, muitas vezes, por desinformação partindo do consumidor, que provavelmente não imagina o impacto negativo que o descarte de alimentos pode causar no meio ambiente e nas taxas de segurança alimentar. Contudo, o Índice de Desperdício de Alimentos 2021 aponta que, em 2019, cerca de 17% da produção mundial de alimentos foi descartada, e os “desperdícios individuais” podem ter um impacto muito grande sobre essas taxas totais. Uma das soluções para contornar este problema é o aproveitamento integral de alimentos, que será abordado adiante.
Aproveitamento Integral de Alimentos
Conforme mencionado anteriormente, o aproveitamento integral de alimentos é uma prática importante no combate à insegurança alimentar. Isso porque, com um maior aproveitamento, os alimentos rendem mais, sendo necessária a compra de uma menor quantidade de produtos alimentícios. Assim, com a colaboração de boa parte da população, a disponibilidade e oferta de alimentos se tornaria maior. Algumas dicas para aproveitar inteiramente os alimentos são:
- Armazenar os alimentos em local adequado, considerando a temperatura e umidade ideais;
- Ter cuidado durante o preparo, retirando cascas finas, dentro do possível;
- Congelar as sobras da refeição, ou armazenar na geladeira, caso vá ser consumido em um intervalo curto;
- Incluir sobras e aparas em receitas.
É comum que as pessoas tenham uma rejeição às receitas que incluem sobras e aparas, porém, é possível fazer preparações muito saborosas e saudáveis incluindo todas as partes do alimento. Por exemplo, usando cascas de legumes, talos e água, é possível preparar um caldo de legumes para ser utilizado em receitas, bem melhor do que as opções prontas do mercado. Além disso, utilizando cascas de legumes e frutas, pode-se fazer bolos, tortas, pães, patês, farofas e molhos.
Nossos serviços
A conscientização sobre o desperdício de alimentos e suas consequências deve ser feita desde a infância, a fim de formar adultos mais responsáveis e informados. No serviço de Educação Alimentar, são considerados aspectos socioeconômicos e tantas outras questões relacionadas ao comer, para além dos aspectos nutricionais dos alimentos, e as crianças podem aprender sobre aproveitamento integral e redução do desperdício.
Leia mais em: Educação Alimentar e Nutricional
Referências
BBC. Os efeitos do desperdício chocante de alimentos no mundo. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56377418. Acesso em 27 de outubro de 2021
SESC, Mesa Brasil. Aproveitamento Integral dos Alimentos. Disponível em: https://mesabrasil.sescsp.org.br/media/1016/receitas_n2.pdf. Acesso em 27 de outubro de 2021.
Autora:

Gabriela Louro – Assessora de Marketing
Recent Posts
Marketing x Branding para nutricionistas
Build in public e o Marketing Digital
Tags
