Erros que sabotam o instagram de nutricionistas
O Instagram tem alto potencial de clientes para nutris. No entanto, não basta só estar presente, é preciso estratégia no que postar, como e para quem.

Nos últimos tempos, percebemos um problema frequente entre nutricionistas no Instagram: muitos estão cometendo erros na produção de conteúdo. E, na maioria das vezes, nem percebem que estão errando. Como resultado – acabam se frustrando por não terem os resultados que esperavam.
Pensando nisso, e com base na nossa experiência no mercado, reunimos os erros mais comuns que os nutris têm cometido por lá.
Então, já anota aí para garantir que você não caia nos mesmos deslizes!
Trend não é estratégia — é distração disfarçada.
Acompanhar trends pode parecer algo inofensivo, ou até uma estratégia de engajamento. No entanto, no Instagram, onde já existem tantos nutricionistas fazendo o que todo mundo faz, isso te impede de se destacar. Não só, a falta de originalidade afeta diretamente a sua autoridade também. E, como consequência, reduz sua atratividade para possíveis pacientes.
Outro ponto importante é que muitas dessas trends espalham informações sem comprovação científica. Algumas, inclusive, são falsas. Sendo assim, ao compartilhar esse tipo de conteúdo, o nutri coloca sua credibilidade em risco.
Em vez disso, o ideal é apostar em conteúdos originais, com base científica e que falem diretamente com o seu público. Por exemplo, se você atende mulheres na menopausa que querem emagrecer, fale com essas mulheres. Produza conteúdos que, de fato, respondam dúvidas reais e proporcionem essa interação. Que toque em dores que elas sentem no dia a dia.
Dessa forma, você gera identificação, cria conexão e, o mais importante: aumenta as chances de conversão.
Número de seguidores não é tudo!
Esse é um erro clássico. Nutris se prendem ao número de seguidores como se isso, por si só, fosse garantia de pacientes.
É verdade que um perfil com bastante seguidores pode passar mais confiança. Porém, se esses seguidores não têm interesse em engajar ou contratar seus serviços, eles não são considerados qualificados.
Além disso, muitos perfis crescem rápido postando trends ou conteúdos polêmicos. O problema é que esse tipo de conteúdo costuma atrair seguidores curiosos e não necessariamente pacientes em potencial.
Portanto, o ideal é buscar um equilíbrio entre as temáticas. São bons exemplos de conteúdos:
- Atrair novas pessoas com conteúdos de qualidade
- Engajar quem já te acompanha
- Mostrar seu diferencial como profissional
O crescimento pode ser mais lento, mas será muito mais qualificado.
Feed bagunçado? O seguidor olha e vai embora
Seu Instagram é a vitrine do seu serviço. Por conta disso, um perfil desorganizado não irá atrair clientes. Abaixo separamos algumas medidas a serem tomadas para que o perfil fique mais atrativo:
A bio do seu Instagram é sua vitrine. Precisa atrair quem passa e fazer a pessoa querer te conhecer.
- O que você faz e pra quem: “Ajudo mulheres a emagrecer sem dietas restritivas”
- Autoridade: “Nutricionista CRN…” ou “Pós-graduada em…”
- Chamada para ação: “Agende sua consulta no link abaixo”
Feed organizado:
Um feed de sucesso não é feito por acaso. Pelo contrário, ele é o seu principal cartão de visitas digital.
Por isso, escolher o que postar é, na prática, decidir como você quer ser lembrado(a) por quem te acompanha. Para isso, é importante variar os tipos de conteúdo.
⠀
Posts educativos, motivacionais e de bastidores, por exemplo, são ótimas opções pra compor um feed profissional. Assim, você mostra conhecimento, aproxima seu público e fortalece sua autoridade.
Destaques bem pensados:
Os seus destaques são o menu do seu perfil e devem conter as informações organizadas. Dessa forma, seu público pode encontrar exatamente o que procura. São exemplos de destaques interessantes:
- Consultas (como funciona, valores)
- Resultados (feedbacks, antes/depois autorizados)
- Sobre mim (trajetória e especialização)
- Dicas (stories salvos com conteúdo útil e rápido)
- Contato (formas de agendamento)
Crescer no insta no modo tentativa e erro? É pedir pra se frustar
Esse talvez seja o erro mais comum: querer crescer o perfil sozinho, sem uma orientação.
Crescer no Instagram – sem estratégia ou direcionamento, vai te custar tempo, energia e dinheiro. E, no fim, a frustração pode te desmotivar, mesmo que você seja um ótimo profissional.
Foi pensando nisso que nós, da Nutri Jr, criamos uma mentoria específica para nutricionistas que querem decolar sua carreira. Se você quer se tornar uma referência na nutrição e conquistar pacientes com conteúdo estratégico, fale com a gente!
Vamos te orientar passo a passo, do planejamento à execução.
Recent Posts
Erros que sabotam o instagram de nutricionistas
Feedbacks: Todo nutricionista precisa saber
Tags
