O problema silencioso do conteúdo de ruído

Aposto que quando te apresentam a palavra “sanduíche”, as primeiras marcas que vem na sua cabeça são “Burger King”, Mc Donald’s ou Madero, certo? Mas provavelmente, se você procurar um pouco pelo seu bairro, você vai encontrar opções tão gostosas e baratas quanto essas que você pensou. Acontece que visibilidade muitas vezes pesa mais do que qualidade.

É claro que, antes de tudo o seu produto precisa ser bom. Alta qualidade, fórmula inovadora, embalagem bonita… Tudo isso é superimportante. Contudo, toda essa bagagem só realmente importa se o consumidor te conhece e sabe que tem a opção de escolher por você.

Ao mesmo tempo, cada vez mais as marcas entendem: um produto básico já não é o suficiente. Trazem diferenciais, tornando o consumidor mais criterioso na hora de escolher. Unem-se, então, visibilidade e inovação. E no meio disso tudo… Como se destacar?

A resposta é curta, mas talvez não tão simples: estratégia!

 A armadilha do conteúdo genérico no setor alimentício

Pensando nisso, é claro que seguir um roteiro pronto e fazer o mesmo que todo mundo não vai funcionar. Trends e conteúdos virais podem até chamar atenção, mas te fazem apenas “mais um”.

Quantos nutricionistas esportivos, por exemplo, já apareceram nas suas redes sociais com posts jogados sobre “creatina”, confeiteiros com “dica rápida de como fazer um doce perfeito”, ou outros profissionais contando “curiosidades” sobre algum assunto? Com frequência o conteúdo é interessante, mas de forma pontual. Saber que se encontra com facilidade esse tipo de post, torna o perfil em si irrelevante para o consumidor.

Ser genérico, em um mercado competitivo, não te destaca. E sem destaque, sem vendas.

E como garantir um marketing nutricional estratégico?

O marketing nutricional é um atalho para aproximar marcas, profissionais e consumidores de uma forma direta e eficiente. É uma ferramenta importante para que, de forma criativa e personalizada, se compartilhem conteúdos, informações e novidades com possibilidade de alcances exorbitantes. Assim, ele permite que seja divulgada e construída uma identidade de marca sólida, que te diferencia da concorrência e fortalece sua presença no mercado.

Conquistar o seu espaço significa integrar conhecimento científico, comunicação assertiva e a identidade da marca percebida pelo público. Conquistar a preferência é uma construção de várias variáveis significativas.

Por conclusão então, não adianta ter produto sem marketing e marketing sem estratégia. Construir uma imagem, ter boas entregas e gerar confiança, leva a conversão de clientes.

Benefícios reais do marketing nutricional para marcas alimentícias

  • Confiança do consumidor:
    Conhecimento gera confiança. Conhecer mais sobre seu profissional, ou sobre o produto que pretende comprar, cria laços. Respondem-se dúvidas, esclarecem questionamentos de qualquer insegurança que se possa ter perante a compra. Além disso, a marca demonstra que se preocupa com seu consumidor, aumentando as relações e criando fidelidade e preferência.
  • Melhora a educação nutricional do público-alvo:
    Além de um propósito comercial, o marketing nutricional também educa. Ele norteia escolhas alimentares, contribuindo com recomendações. Comunica de forma clara e acessível informações nutricionais, sobre ingredientes, benefícios e malefícios que ajudam o público a entender melhor a importância de uma alimentação equilibrada. Isso contribui para uma sociedade mais informada e consciente sobre saúde, além de fortalecer a reputação da marca como uma fonte confiável.
  • Aumenta o valor percebido do produto:
    Quando uma marca destaca os benefícios nutricionais, como baixo teor de açúcar, alto teor de fibras ou ingredientes naturais, ela eleva o valor percebido do produto. Isso faz com que o consumidor veja o produto como mais saudável e de maior qualidade, o que pode justificar preços mais altos e aumentar a disposição de pagar por ele. Além disso, produtos com bom posicionamento nutricional tendem a se destacar na prateleira, atraindo mais atenção.
  • Dá respaldo para enfrentar desafios regulatórios e desinformação:
    Principalmente com o avanço das redes sociais, há muita desinformação circulando. Garantir a veracidade de fatos e compartilha-los, ampara um combate contra fake News no contexto de alimentação e saúde. O marketing nutricional científico esclarece dúvidas, combate mitos e ajudar a cumprir as regulamentações do setor.
  • Lançamento de produto e reformulação de rótulo
    As redes sociais são uma ferramenta de conexão direta entre a marca e seus consumidores. Assim, facilita-se os acompanhamentos de feedbacks. Ao mesmo tempo, com isso, pode-se ajustar fórmulas e entregar de acordo com as necessidades do público. Também é útil na hora de divulgar novos lançamentos e uma ponte para o consumidor saber de novidades e mudanças.

Como a Nutri Jr USP pode te ajudar?

Nosso serviço de marketing nutricional é pensado para oferecer uma abordagem estratégica, eficiente e confiável, incluindo uma:

Consultoria personalizada, que entende seus objetivos e propósitos te auxiliando a alcançá-los;

Diagnóstico de comunicação e presença digital, desvendando como sua marca se apresenta das redes e identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria;

Planejamento de conteúdo estratégico, montando um calendário editorial de acordo com necessidades e preferências, encaixando um plano de ação de acordo com um conteúdo que faça sentido para sua empresa;

Produção de conteúdo de alta qualidade, trabalhando na elaboração de posts, ideias, informativos, bonitos e esclarecedores, que gerem conversão. Nosso objetivo é te ajudar a convencer seu público e demonstrar a sua excelência em forma de conteúdo;

Análise de desempenho e otimização contínua, adaptamos o plano de acordo com as respostas e conversões analisadas das suas redes sociais. Assim, você não fica desamparado e podemos utilizar da melhor estratégiapara maximizar os resultados e garantir que sua marca continue crescendo e conquistando a confiança do consumidor;

Se você busca um direcionamento ou uma solução completa, estratégica, com conteúdo de qualidade aliada a conversão de clientes, não perca essa chance! Entre em contato conosco e marque uma reunião de forma gratuita para potencializar sua marca com uma comunicação transparente, educativa e eficaz.