Cardápio: importância nos negócios e nas vendas
1 – O que é o cardápio?
Apesar de parecer uma tarefa simples, a criação de um cardápio não se resume apenas a elaboração de refeições. Indo, dessa forma, muito além de uma lista de ingredientes.
Antes de mais nada, o cardápio é a identidade do seu negócio. E, com isso, requer um trabalho complexo e minucioso, envolto por uma ampla pesquisa e planejamento.
Assim, ao vermos meras linhas, listando uma série de combinações atrativas, e palavras, permeadas de preparos deliciosos, mal imaginamos todo o trabalho que está por trás dessa junção gastronômica.
No entanto, logística, o cuidado com o cliente e o preparo dos pratos são carinhosamente delineados de modo a transparecer ao consumidor um único e divertido prazer: escolher uma refeição dentre as intrigantes opções fornecidas e deliciar-se com o resultado.
Além de implicar na satisfação do cliente, o cardápio também é responsável por uma série de critérios, é ele que determina fatores como:
- Quem é seu público alvo;
- Tipos de refeições você deseja oferecer aos seus clientes;
- Quais serão os alimentos protagonistas de suas preparações;
- Quais serão as técnicas culinárias necessárias para a preparação dos pratos;
- Equipamentos de cozinha que serão utilizados para executar suas preparações;
- Métodos de armazenamento que serão necessários para os alimentos;
- Como sua equipe será capacitada para executar essas refeições.
2 – Por que o cardápio é essencial?
Assim, a existência de um cardápio no seu empreendimento é primordial para o desenvolvimento dos fatores apresentados acima. Afinal, é através dele que é passada ao cliente uma das primeiras impressões sobre o seu negócio.
Ao folhear o seu menu, o consumidor cria uma expectativa frente a sua refeição, primordialmente nota-se o segmento aos quais suas preparações pertencem, posteriormente, diante da disposição das combinações de alimentos é definido se estes são ou não atrativos. Tendo em vista que, a percepção apurada do equilíbrio entre sabores, cores e texturas do prato resultam no despertar do interesse da sua clientela.
Contudo, se o conjunto desses elementos for harmonizado da forma correta, será gerada ao consumidor uma sensação positiva, e o processo da criação de um relacionamento com o seu cliente será iniciado com bases sólidas.
3 – Localização
Outro fator essencial ao se pensar na elaboração de um cardápio, é a localização. Com isso, o local onde suas refeições serão preparadas e vendidas define uma série de determinantes sobre seu menu.
Desse modo, deve-se considerar:
- os prováveis consumidores que consumirão seus pratos (crianças, estudantes, executivos)
- as preferências gastronômicas da população local (gastronomia nacional ou estrangeira)
- o espaço onde os alimentos serão consumidos (tamanho do local, consumo em mesas ou balcões)
- análise da concorrência (ofertas, serviços e preços do concorrente)
- o ticket médio (gasto médio por consumidor) viável para sua clientela
- o tipo de atendimento (self-service; á la carte)
- o tempo que seu cliente pretende passar no estabelecimento (refeições rápidas ou longas)
- o número de refeições que serão consumidas (entradas ou prato prato único)
- o horário de atendimento (café da manhã/tarde, almoço ou jantar) e se há ou não serviço de delivery (isso pode ampliar a clientela).
Uma vez que essas questões são estabelecidas, a elaboração de um cardápio propício para o seu estabelecimento, com enfoque nos interesses da sua clientela, se torna mais fácil e eficiente.
4 – Logística
Porém, muito além de impulsionar o marketing do seu negócio, o cardápio também é fundamental para definir a logística do seu empreendimento.
Logo, os alimentos e as preparações selecionadas implicarão em uma série de questões administrativas. Isso porque, cada tipo de comida demanda:
- um custo (definirá o preço dos seus pratos)
- uma higienização (prevenção de contaminação cruzada e métodos adequados)
- uma sazonalidade (época em que os alimentos são encontrados)
- um fornecedor (definirá quais matérias primas estão disponíveis para serem utilizadas)
- um preparo (qual técnica culinária será aplicada)
- utensílios de cozinha necessários para efetuar esse preparo (implicará na necessidade de fornos, quantidades de panelas e formas, e diversos apetrechos culinários)
- armazenamento adequado (dispensa, modo de estoque e refrigeração condizentes com a sua demanda e a legislação)
- mão de obra qualificada para executar as preparações (funcionários habilitados e com domínio das técnicas utilizadas)
- organização da cozinha frente a somatória destes critérios.
5 – Informações adicionais que podem conter no seu cardápio
Não obstante, diferente do que estamos acostumados a ver, existem informações adicionais relativas ao restaurante que podem ser agregadas ao cardápio e utilizadas ao seu favor.
Desse modo, essas têm potencial para serem ferramentas extremamente positivas na melhora do atendimento, comunicação com o cliente e aumento do ticket médio.
Algumas sugestões interessantes são:
- adicionar aos pratos o seu tempo de preparação, referências nutricionais (ex: prato rico em proteínas; opção vegetariana)
- nome do autor do prato (cria um relacionamento com o cliente)
- peso da porção (gera noção de quantidade)
- fornecedor dos ingredientes (geralmente utilizado para vinhos, mas pode ser usado em pratos que utilizam ingredientes peculiares ou orgânicos)
- sugestões de acompanhamento (bebidas que harmonizam com a preparação, porções que agregam ao prato)
- horário de funcionamento da cozinha (útil para o cliente planejar sua refeição e adiantar o pedido de alguns itens)
- traduções (facilita a compreensão de possíveis termos não usuais e palavras estrangeiras)
- número de telefone e horas de reserva (programa o cliente para futuras visitas)
- horário de funcionamento do restaurante e dias de folga (informa e facilita a comunicação com o consumidor)
- outros serviços prestados pelo estabelecimento (pratos sob encomenda, serviço de delivery e serviço de buffet para eventos, entre outros).
Por isso, se utilizados da forma correta, esses recursos podem se tornar atrativos no seu cardápio.
6 – Cardápio extenso
Mas, atenção! Diante dessa amplitude de fatores, é comum que donos de restaurantes, no intuito de agradar a todos, percam o foco do estabelecimento e do seu público alvo. Resultando, dessa forma, em cardápios muito extensos.
Porém, cardápios muito longos implicam em uma demanda de estoque e logística maior. E, quanto mais alimentos e preparações diferentes maior será a demanda de:
- energia da equipe
- tempo
- armazenamento
- utensílios para as preparações
Com isso, lembre-se também que a probabilidade de perder matéria prima é maior.
Além do mais, uma quantidade extensa de opções implica na confusão e indecisão por parte do cliente. Sem contar que, diante de tantas possibilidades o tempo de escolha do prato é maior. Consequentemente, o período que o consumidor permanece no estabelecimento aumenta.
7 – Modelo ideal
Com isso, percebe-se que o modelo de Menu ideal é simples, eficiente e atrativo. Portanto, a forma de se chegar a este resultado é extraindo o máximo de proveito dentro da disponibilidade de matéria prima e utensílios existentes na sua cozinha. Assim, utilize diferentes técnicas e combinações entre o mesmo grupo de alimentos.
Logo, diante de todos os pontos levantados, percebe-se que o cardápio é algo de extrema relevância para o seu empreendimento como um todo.
Consequentemente, todas as amplitudes das questões que o permeiam devem ser levadas em consideração, analisadas e elaboradas com extremo cuidado.
Dessa forma, os anseios para o seu estabelecimento devem se encontrar amigavelmente com a realidade. De modo a tornar o menu uma ferramenta útil de venda e que possa ser aplicada no seu negócio de maneira que facilite a rotina não só do estabelecimento, mas também do cliente.
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Referências:
Origem do cardápio e sua importância
O cardápio e mais que uma lista de itens do restaurante
A importância de um cardápio que combine com seu estabelecimento
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